Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) revelou que nos meses de maio, junho e julho 2000, na pandemia, 80% da população brasileira tornou-se mais ansiosa em comparação a outros países em que o índice chegou a 30%.
O Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo, conforme dados da OMS, 19 milhões de brasileiros possuem algum tipo de transtorno de ansiedade, no entanto as mulheres são as mais afetadas. É estimado que 23% da população brasileira terá algum tipo de distúrbio ansioso ao longo da vida. Para quem sofre com algum desses males é bom ter cuidado e ficar alerta pois, a probabilidade de morrer por doenças cardíacas pode ser maior até quatro vezes em indivíduos ansiosos.
Mas o que vem a ser a ansiedade?
É um desconforto subjetivo, desagradável, dirigido para o futuro, desproporcional. A resposta psíquica a situações de medo ou ameaça. É um sentimento de apreensão, inquietude, de vazio. Todas as pessoas possuem ansiedade, que nada mais é do que um mecanismo de defesa do organismo, um sentimento que nos ajuda, nos advertindo do perigo, alertando para fugir de alguma punição ou nos proteger de alguma frustração futura ou de situações aversivas. Na verdade, nestas condições possui um valor adaptativo, pois propicia as condições necessárias para enfrentarmos às ameaças.
No entanto, nossas emoções podem sofrer alterações e se desregularem como qualquer outra função do organismo. Quando isto ocorre, ao invés da ansiedade propiciar adaptação, trás riscos para o bem-estar da pessoa, impedindo-a de ter percepção aos desafios e estímulos com adequação.
Excesso de informação, acúmulo de tarefas, rotina agitada, exigências de diferentes ordens, competitividade no trabalho, demandas familiares e a correria do dia-a-dia, são uma realidade praticamente para a maioria das pessoas. O problema é quando estes fatores tomam uma proporção exagerada, contribuindo para o desenvolvimento da ansiedade excessiva, expondo o organismo a níveis elevados e freqüentes respostas neurofisiológicas decorrentes de situações estressoras reais.
A ansiedade pode se manifestar na angústia sobre as incertezas e essas incertezas podem estar próximas ou no futuro distante, podem acontecer ou podem existir somente no imaginário. Na verdade, quando é assim, quando a ansiedade ocorre sem que existam motivos reais e proporcionais para isso, dizemos que ela é patológica. Os sintomas nestes casos são bastante reais, tanto emocional como fisicamente, podem ser dolorosos e, muitas vezes, incapacitantes, trazendo muitas limitações à vida social, profissional, familiar e psíquica.
As pessoas que se encontram nestes quadros, conseguem distinguir o real do imaginário mas não conseguem controlar os sintomas. Elas reconhecem que o que sentem não é justificável diante do que está acontecendo em suas vidas e muitas vezes não conseguem entender o que acontece com elas. Isto trás muito sofrimento e tende a agravar os sintomas, também pelo preconceito que ainda existe com pessoas em padecimento psíquico. Basicamente os Transtornos de Ansiedade estão associados à disfunção dos sistemas neurotrasmissores. Mas é importante saber que nem toda manifestação de ansiedade é patológica.
E o que fazer?
- Se perceber que muitas áreas de sua vida estão sendo afetadas, procure um profissional: psicólogo(a), psiquiatra ou médico, você irá se beneficiar muito;
- Se ainda não se sente pronto para buscar um profissional, não se isole, fale sobre o que sente;
- Examine seus pensamentos e avalie a proporção real de seus sentimentos;
- Procure manter as coisas na perspectiva correta, sem exagero;
- Atue com a ansiedade, faça algo, não fique passivo:
- Reavalie suas prioridades;
- Não se afunde em preocupações, alivie as tensões;
- Esteja contente hoje e confiante no amanhã, tenha esperança;
- Exercite a fé.
Pesquisas comprovam que a fé pode ser uma grande aliada da saúde, pode ajudar a combater a depressão, a ansiedade entre outros, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo.
Sendo assim, lemos nas Escrituras Sagradas, em I Pedro 5:7:
“ Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade por que Ele tem cuidado de vós”.
Deus espera que deixemos nossa ansiedade em suas mãos.
Desejo que tenhas boa saúde!